Fisioterapeuta fala sobre RPG e sua eficiência na correção postural - Portal de Campinas


Fisioterapeuta fala sobre RPG e sua eficiência na correção postural

Nossa equipe conversou com a fisioterapeuta Eliane da Cunha sobre o assunto

Com o objetivo de desvendarmos as funções de uma das técnicas mais usadas, ultimamente, para corrigir a postura, nossa equipe conversou com fisioterapeuta Eliane Rosa Lima da Cunha. Ela é pós graduada em Ortopedia com ênfase em terapia manual e postura, fez curso de aprimoramento Profissional em Reeducação Postural Global ( RPG), curso de Auriculoterapia, Pilates clínico e liberação miofacial .

 

O que é RPG e, quais seus benefícios?
RPG é uma técnica da fisioterapia, desenvolvida a partir do trabalho de Françoise Mézières, por Philippe Emmanuel Souchard, na França  em 1981. Essa técnica é realizada através de posturas associada à respiração, de forma individual, geralmente 1ou 2 x na semana , sessões de 40 minutos à 1 hora  e pode ser aplicado em conjunto com outras técnicas da fisioterapia com objetivo de evitar processos cirúrgicos e surgimento de novos problemas. 
A técnica permite auxiliar no reequilíbrio muscular, fortalecimento de músculos profundos do abdômen, na reorganização dos segmentos posturais, consciência corporal  , ganho de mobilidade articular  e flexibilidade, liberação de fáscias e tecido conjuntivo, melhora/alívio no quadro de algia, entre outros.

Quem precisa fazer RPG?
O método pode ser indicado em todas as áreas em que a fisioterapia atua, independente da idade do paciente. Exemplo: Indivíduos com distúrbios de Articulação temporimandibular (DTM), lesões/doenças de coluna vertebral (hérnias, protusões e abaulamentos discais, artrose, espondilolistese, espondilose), fibromialgia, pontos gatilhos (tensão muscular), alteração de equilíbrio, desvios posturais(escolioses, cifoses, lordoses)  que podem  causar lesões ou síndromes  em diversas partes do corpo como por exemplo: bursites, tendinites,torcicolos,  síndrome do túnel do carpo, entre outros.

Há algum efeito colateral ? (Há contra indicação?)
O paciente pode apresentar dor muscular ou desconforto até 24 hrs após a realização das posturas.
A RPG não tem contra-indicação , pois ela pode ser adaptada a qualquer tipo de paciente. Mas é necessário ser feita uma avaliação com profissional.

Que tipo de exercício pode favorecer o fortalecimento da musculatura e diminuir as dores na coluna? 
Podem ser realizados alongamentos diários para coluna como: Série de Williams . (Indivíduo leva uma perna de cada vez sentido sua barriga e a segura por 30 segundos , mantendo a outra perna flexionada.  Depois realiza segurando as duas pernas juntas e por último gira somente quadris para lado.

Alongamento de Isquiotibias ( Indivíduo com uma perna flexionada e apoiada, eleva a outra perna , totalmente esticada, pode ter um auxilio de um elástico para segura - lá por 30 segundos cada).


 

 

 

 

 


 

 


Alongamento de Isquiotibias
(Indivíduo com uma perna flexionada e apoiada,
eleva a outra perna , totalmente esticada,
pode ter um auxilio de um elástico para segura -
lá por 30 segundos cada).

 


Exercícios abdominais são extremamente importantes para fortalecimento da musculatura, mas devem ser realizados com cuidado, entre outros.

Para quem trabalha em pé, o que pode se fazer para evitar dor na coluna?
Evitar calçados de saltos muito alto, sapatilhas e  rasteirinhas. O ideal é usar calçados com salto baixo de 2  a 3 centímetros de altura, assim como o tênis.
No caso de uso de sapato segurança pode ser utilizado junto com calçado palmilha silicone ou em gel para absorver impacto e evitar futuras dores, principalmente nos calcanhares.
Quando estiver de pé, mantenha as costas retas e posicione um pé em frente do outro e não em paralelo, com os joelhos levemente fletidos, aliviando o peso em sua coluna lombar.
Realização de rápidos  alongamentos durante o expediente.

Massagem é recomendada para dores na coluna?
Sim. A massagem terapêutica auxilia no bem estar, relaxamento muscular,  alívio de tensão muscular, ativação processo circulatório, alívio stress, entre outros.

Qual o nome das doenças e/ou desvios posturais mais freqüentes na coluna?
Hérnias discais/protusão/abaulamento discal,  espondilolistese, escoliose, hipercifose torácica, hiperlordose lombar , osteófitos (  bico de papagaio), entre outros.

Para quem tem problema de hérnia de disco. Existe algum exercício que pode ser fazer?
Sim. Mas é preciso avaliar o paciente, seu quadro de dor e intensidade e orientar sobre os exercícios adequados.

Quais são os tratamentos que podem aliviar as dores para quem tem hérnia de disco e bico de papagaio? 
Fisioterapia, RPG, acupuntura, hidroterapia, Pilates clínico, Osteopatia, entre outras  técnicas relacionadas as áreas da  fisioterapia.

Existe causa específica para amanhecer com dores na coluna?
Dormir bem é fundamental para a saúde e melhora a qualidade de vida. Mas uma postura inadequada pode afetar o bem-estar do indivíduo  e atrapalhar seu sono, pois aumenta  tensão muscular, torcicolos e dores. É preciso avaliar também o travesseiro e o colchão.

 

SERVIÇO
Fisioterapeuta Eliane Cunha
www.fisiorosa.com.br
eliane@fisiorosa.com.br
019 997538950
Atende a domicilio ortopedia, neurologia, drenagem linfática, auriculoterapia, pilates clínico, RPG e atendimento para a terceira idade em casas de repouso.

Deixe seu Comentário


  • Portal de Campinas

  • Tags

    • Mapa do Site