Castanha do Brasil e seus benefícios - Portal de Campinas


Castanha do Brasil e seus benefícios

A Castanha do Pará, também chamada de Castanha do Brasil, já é consumida em várias partes do mundo

Castanha do Brasil? Sim. Em 1976, o Ministério da Agricultura alterou o nome quando foi comprovado que a Castanha poderia ser encontrada no Acre, Amazonas, Amapá, Pará, Rondônia, Roraima, Tocantins e Mato Grosso e, ainda em países como Venezuela, Peru, Colômbia, Guianas e Bolívia, o maior exportador do mundo!

Benefícios
O consumo em excesso da Castanha pode levar ao aumento do peso porque ela é rica em gorduras. Cada 100 gramas contém mais ou menos 640 calorias. Mas, o consumo moderado pode favorecer o processo de emagrecimento, porque tem fibras.

Além disso, a Castanha:
Auxilia na redução do colesterol “ruim” (LDL) e triglicerídeos;
Possui ação vasodilatadora, contribuindo para a saúde cardiovascular;
Previne o envelhecimento, por conta de sua ação antioxidante;
Ajuda na regeneração das células.


Sobre o Selênio
Pesquisadores da USP descobriram que o consumo diário da Castanha é suficiente para recuperar a deficiência de selênio e trazer melhora das funções cognitivas. A pesquisa foi feita com idosos que tinham Comprometimento Cognitivo Leve (CCL), considerado um estágio intermediário entre o envelhecimento normal e as demências, como é o caso da doença de Alzheimer.
O CCL é caracterizado pela perda cognitiva maior do que o esperado para a idade. Envolvendo a atenção, percepção, memória, raciocínio, juízo, imaginação, pensamento e linguagem.

E o que mais?
A Castanha também possui Fitoesteróis, que ajudam a reduzir o colesterol; Folato, conhecido como vitamina B9 ou vitamina M, pertence ao complexo B;  Magnésio; Vitamina E; Proteínas e Fibras. 

 

Caso queira comprar Castanha do Pará e outras frutas secas em Campinas entrar em contato pelo 019 988303108 (Whatsapp).

Deixe seu Comentário


  • Portal de Campinas

  • Tags

    • Mapa do Site