Quinoa e seus benefícios - Portal de Campinas


Quinoa e seus benefícios

O grão tem um sabor suave. Nas refeições, muitos nutricionistas o indicam para substituir o arroz.

Confesso que passei a conhecer a Quinoa há pouquíssimo tempo. Meu colesterol estava alto e, por recomendação médica, iniciei uma dieta que inclui pão integral no café da manhã.

Fui ao mercado e, o primeiro pacote de pão que comprei tinha na composição Castanha do Pará, que sou apaixonada e, a tal da Quinoa, então comprei, comi e aprovei!

Para ficar mais antenada, fui pesquisar sobre o assunto e, descobri que a Quinoa pode ser consumida em flocos, grãos ou em farinha. Também fiquei sabendo que a semente é um alimento de alto valor biólogo, possuindo em sua composição todos os aminoácidos essenciais que o nosso corpo precisa para funcionar corretamente; além de calorias e proteínas, os grãos possuem lipídios, fósforo, cálcio, fibras, tiamina, niacina, riboflavina, carboidratos, ferro, vitaminas do Complexo B, ômega 3 e 6 entre outros.

As sementes não contém glúten, ajudam no fortalecimento muscular; previnem doenças cardiovasculares, a osteoporose, a hipertensão e o câncer de mama; reduzem o colesterol ruim; fortalecem os ossos; auxiliam no sistema nervoso. O consumo da Quinoa também pode ser usado em dietas porque provoca sensação de saciedade, além de fortalecer o sistema imunológico e em cicatrização. 

Em 2013, em Nova Yorque, a ONU proclamou o Ano Internacional da Quinoa, na tentativa de combater a desnutrição mundial. Durante o evento, o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon disse que, aquele ano era “catalisador para aprender sobre o potencial da Quinoa para a segurança alimentar e nutricional, reduzir a pobreza – especialmente entre os pequenos agricultores do mundo – e para a agricultura ambientalmente sustentável”.

O grão tem um sabor suave. Nas refeições, muitos nutricionistas o indicam para substituir o arroz.

 

Outros benefícios
Regula o intestino;
Aumenta a disposição;
Retarda o envelhecimento;
Recupera as fibras musculares;
Controla os níveis de colesterol, glicemia e triglicérides no sangue;
Combate a anemia;
Combate doenças do fígado;
Regula Açúcar no sangue.

 

Por Haraceli Thamara

Deixe seu Comentário


  • Portal de Campinas

  • Tags

    • Mapa do Site