Beterraba e suas propriedades nutritivas e medicinais - Portal de Campinas


Beterraba e suas propriedades nutritivas e medicinais

O consumo diário aumenta o oxigênio e os nutrientes, prevenindo doenças.

Além de possuir propriedades diuréticas e desintoxicantes favoráveis à saúde renal, a beterraba é um alimento bem pouco calórico, contém minerais (zinco, magnésio, fósforo, potássio e ferro) e vitaminas (A, C e complexo B). Tem ação antiinflamatória, revitalizante, digestiva, tônica, natural e purificadora do sangue.

A cor avermelhada é por conta da betaína, um trimetil derivado do aminoácido glicina. Um dos efeitos fisiológicos dessa metilamina é atuar como um osmólito, aumentando a retenção hídrica celular, além de proteger as enzimas intracelulares da desnaturação induzida por alta temperatura.

Por ser rica em potássio, a beterraba é indicada para fortalecer e limpar tanto os rins quanto o fígado e a vesícula biliar. O vegetal é recomendado para prevenir a anemia, proteger o sistema nervoso, controlar o colesterol, prevenir do câncer, do envelhecimento precoce, as cataratas entre outros.

Em 2008, pesquisadores ingleses descobriram que a beterraba também ajuda na redução da pressão sanguínea, se ingerida todos os dias, em forma de suco.

Importante esclarecer que, a beterraba pode ser consumida crua, grelhada, cozida, assada, em forma de sucos ou ralada.

Deixe seu Comentário


  • Portal de Campinas

  • Tags

    • Mapa do Site